Cuidados e Conservação do Equipamento de Ultrassom


A vida útil de um aparelho de ultrassom depende dos cuidados aplicados no dia-a-dia e da periodicidade das manutenções preventivas.

É recomendável que todos os procedimentos informados a seguir, sejam seguidos e aplicados. A manutenção preventiva deverá ser realizada por técnicos especializados em equipamentos da marca fabricante a cada seis meses.

A limpeza diária é um item fundamental para funcionamento de qualquer equipamento eletrônico, particularmente o ultrassom, que possui uma série de componentes sensíveis ao acúmulo de poeira e gel.  A limpeza realizada de maneira correta e constante permitirá o bom funcionamento, vida útil maior ao aparelho e um melhor preço de revenda na futura troca por outro equipamento.


Console

O procedimento de limpeza deverá ser executado sempre com o equipamento desligado da rede elétrica. Para a limpeza do teclado, painel de operações e monitor, utilize um pano macio, levemente umedecido com água. Em casos extremos, em que a sujeira estiver muito acumulada, pode ser utilizado sabão neutro junto a água. Lembrando que o pano deve estar apenas umedecido, para não haver o risco de infiltrações líquidas no interior do equipamento.

Para limpeza das carenagens (laterais, frente e parte traseira) do equipamento, utilizar pano umedecido com água e sabão neutro.

Os procedimentos de limpeza do console, deverão ser realizados no mínimo semanalmente, dependendo das condições de uso do equipamento.


Transdutores

Os Transdutores (Sondas) são umas das partes do equipamento mais sensíveis e vulneráveis a danos. Neste caso, os cuidados deverão ser maiores a fim de evitar um alto gasto financeiro na troca de um transdutor por possível dano.