Conheça mais sobre Transdutores

Atualizado: 1 de Out de 2019

Os Transdutores são as partes indispensáveis na composição do equipamento de Ultrassom. Possuem diversos modelos com têm funções de diagnóstico em partes diferentes do corpo humano ou animal.

Os principais modelos são: Linear, convexo, endocavitário e cardíaco. No entanto, exames mais específicos, necessitam de modelos também mais específicos. É o caso de transdutores transesofágico e transretal por exemplo.

Outra categoria de transdutores existentes no mercado são os chamados volumétricos, que possuem uma tecnologia diferente e são utilizados na sua maioria, para exames de 3D e 4D em gestantes.

E para que servem cada um?

Bem, essa é uma pergunta muito importante e ajuda os médicos e engenheiros clínicos a se localizarem quanto o assunto é transdutor. Para ficar mais simples, vamos tratar de todos os tipos e explicar cada uso.

Transdutores Linear

O Transdutor Linear é um modelo de transdutor presente nas principais marcas de equipamentos disponíveis no Mercado Brasileiro. Sua utilização é bem ampla e os médicos que atuam como clínicos gerais e fazem exames na região abdominal e em vascularização.

Transdutor Convexo

O Transdutor Convexo também possui uma ampla utilização e é encontrado na maioria dos aparelhos de ultrassonografia existentes no mercado brasileiro. Seus principais usos são para fazer exames abdominais em órgãos como fígado, vesícula, intestino, estômago, etc.

Transdutor Endocavitário

O Transdutor endocavitário é utilizado para exames ginecológicos e em alguns casos podem ser utilizados para exames retais. É um transdutor muito utilizados por ginecologistas.

Transdutor Convexo Volumétrico

O Transdutor Convexo volumétrico, possui uma tecnologia diferente dos demais, pois além de fazerem exames pelo pulso dos cristais, utilizam fluído em seu interior para formar imagens em três dimensões. Esse modelo é usado principalmente por ginecologistas e obstetras para capturar imagens de fetos e permite uma visualização mais precisa dos traços físicos do bebê e de filhotes de animais.

Transdutor Endocavitário Volumétrico

O Transdutor Endocavitário Volumétrico assim como o Convexo, possui as mesmas funcionalidades, porém seu uso é feito por dentro do paciente. Esses transdutores produzem imagens muito diferenciadas e por isso esses exames são mais caros e oferecem um resultado muito valioso para os pacientes.

Transdutor Micro convexo

O Transdutor Micro convexo é utilizado para exames em crianças e pequenos animais. São modelos mais específicos utilizados por pediatras e veterinários de Pets.

Transdutor Setorial (Cardio)

O Transdutor Cardio é um modelo utilizado por cardiologistas no diagnóstico de problemas cardíacos em adultos. O Transdutor é uma variação do linear, pois possui sua forma plana, mas com aplicação devida sua frequência específica para exames no coração.

Transdutor Setorial (Cardio)Pediátrico

É utilizado para exames cardíacos em crianças e pequenos animais.

Transdutor Transesofágico

O Transdutor Transesofágico é um modelo de transdutor utilizado em hospitais e grandes centros voltados para exames no sistema digestivo. Trata-se de um exame mais invasivo e que exige sedação. Esse transdutor possui um custo mais alto e sua manutenção é mais difícil.

Cada transdutor possui uma particularidade mesmo sendo compatível com sua própria marca e modelo. Alguns precisam ter o software específico instalado na máquina para realizar os exames.

Existem diferenças também em frequências de cada transdutor e para cada uso deles. Vale ressaltar que quanto maior a frequência, mais superficial é o exame. Para frequências menores, a penetração das ondas de pulso é maior.

Com essas informações, ao buscar o equipamento que melhor atenderia seu consultório ou clínica, é possível saber que tipos de transdutores deverão acompanhar seu equipamento.




809 visualizações

Contatos

(16) 3629-8023

(16) 99625 -1005

(43) 98409-4038

© 2019 CR Imagem | Todos os direitos Reservados